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6 passos para criar sua primeira campanha de e-mail marketing

Gere valor e fortaleça seu relacionamento com clientes e prospects para ainda vender mais. 
Separei esses 6 passos para começar sua primeira campanha de email marketing para que você tenha resultado direto em vendas com pequenas e simples ações. Mas antes de começar, precisamos falar rapidamente sobre duas coisas: CRM e audiência.

O que é CRM?

CRM é uma sigla inglês para Customer Relationship Management, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Para você ter uma boa estrutura e integração de marketing e vendas, você precisará de um sistema online desse tipo. A sigla não é apenas um software, mas um conjunto de ações e processos de relacionamento com o cliente. Porém, existem diversos softwares como serviço online (SaaS) que oferece muitas ferramentas e recursos que vão ajudar sua empresa ou negócio a creser mais e melhor.

Portanto, a dica é: se você ainda não usa um CRM, comece pelos gratuitos, e verá que logo o SaaS vai pagar o próprio investimento de um plano básico.

O que é Audiência?

Audiência são as pessoas interessadas em sua mensagem, em sua comunicação. Pode ser seus seguidores no Facebook, Instagram, Linkedin ou até seus contatos no WhatsApp. Neste caso, sabemos que estes contatos não são necessariamente qualificados, ou seja, seguir você ou curtir sua mensagem não significa que desejam comprar algum produto ou serviço seu. Por isso, para nosso ponto de partida, você precisa de uma lista de contatos segmentada!
Vamos lá?

1) Tenha uma lista de e-mails segmentada

Você tem em algum lugar uma lista com todos seus clientes? Desde os que atualmente compraram com você ou contrataram seu serviço, bem como àqueles que há muito tempo já entraram em contato. Onde está essa lista? Você tem acesso a ela? Tenha uma lista atualizada, não importa o tamanho.

TENHO EM ALGUM LUGAR
Se essa lista de clientes estiver em algum programa ou sistema, por mais antigo que seja, deve ser possível exportar um arquivo de excel com eles (formato “.xls” ou “.csv”). Você precisa colocar essa lista em um novo processo de marketing e vendas que vai alavancar seu negócio.

AINDA NÃO TENHO
Crie agora mesmo e você pode começar pelo WhatsApp! Mande mensagem para aqueles clientes ou prospectos que você tem conversado e peça o e-mail. Ex: “Oi, tudo bem? Você pode me passar seu e-mail para eu cadastrar aqui?” Só isso.

Lembre-se que é muito importante que esta lista seja segmentada. Neste caso, estamos propondo a criação de uma lista de e-mails de clientes e/ou possíveis compradores. Ter uma lista de e-mails com apenas seguidores, amigos ou familiares pode dar uma resultado muito abaixo do esperado. Depois não diga que não avisei.

JÁ ESTÁ NO CRM
Ótimo! Você já está na frente. Basta ir para o passo 2.

2) Crie um e-mail marketing ‘meio de funil’

Meio de funil são pessoas que já entenderam que a dor que estão passando no momento pode ser sanada com soluções como a sua. Alinhe o texto e a comunicação para mostrar quais os diferenciais da sua marca ou produto em comparação às outras soluções.

Utilize uma ferramenta de CRM que seja possível criar um e-mail marketing com design atrativo e fácil de usar. Existem várias ferramentas que oferecem soluções “drag and drop” para construir um email marketing que fique visualmente agradável e que desperte o desejo de leitura.

Neste momento, menos é mais. Não precisa de muitos elementos visuais. Tenha um texto bom, de fácil leitura e entendimento. Cuidado com a gramática e o português.

3) Programe o disparo do e-mail

Programe o disparo do e-mail marketing para um dia e horário que você acredita que haverá uma probabilidade maior de seus prospectos ou clientes clicarem e lerem seu e-mail sem pressa ou desejo de “deixar para depois”. A própria solução de CRM que você escolheu deve oferecer esse recurso.

Programar o disparo dos e-mail te dá maior segurança e tranquilidade, além de permitir fazer uma programação a longo prazo.

4) Analise 9 indicadores de desempenho (KPIs)

Nos relatórios de abertura de e-mail, descubra qual foi:

  • Hard bounce
  • Taxa de abertura de e-mails
  • CTR – Taxa de cliques
  • Percentual de resposta
  • Entregas bem-sucedidas
  • Rejeições
  • Cancelamento de assinaturas
  • Número de Spams
  • Retorno de investimento (ROI)

Vou explicar cada um deles em outro conteúdo.

5) Crie uma nova lista

Esses clientes que clicaram e visualizaram seu e-mail possuem uma probabilidade maior de abrir seus próximos e-mails. Crie uma lista separada e pense em novas estratégias específicas para essa lista. Pode ser prospecção ativa ou e-mail marketing com comunicação mais avançada no estágio da jornada de compra.

6) Repita os passos anteriores por 3 ou 4 vezes

Ao analisar os resultados das mesmas ações 3 ou 4 vezes, você terá dados das médias das métricas (KPIs). Destas maneira, é possível descobrir probabilidades e definir metas com base na sua realidade ou a do seu negócio.

Conclusão

Se você nunca fez uma campanha de e-mail marketing, faça e veja como é fácil e se torna interessante analisar os resultados.

Depois de realizar suas primeiras campanhas (seu ponto de partida), será a hora de começar a realmente nutrir seus leads e começar a criar relacionamentos com prospects com o objetivo de fechar negócios quando eles estiverem prontos.

Thiago Biscassi - Especialista em Marketing
Thiago Biscassi
Especialista em Estratégias de Marketing.
Inbound Marketing e Sales Certified pela Hubspot Academy

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